quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dos temperos do Pará

Gabi Amarantos, vencendo preconceitos e conquistando o país
Se no circuito estrangeiro, os álbuns lançados não me calaram a alma, em terras brasilis a tônica foi a mesma. Posso estar sendo muito injusto, afinal essa falta de tesão pelo conjunto da obra que ouvi pode ter estado dentro de mim e não ser fruto maduro da realidade.  E, volto a dizer, fui safado e leviano com esse meu maltratado blog. Ouvi menos discos do que gostaria, vivi menos música do que gostaria, trabalhei mais do que gostaria. A impressão imprecisa, pois, que fica desse ano musical brasileiro tão cheios de tchus e tchas e tchetchererês, é que não surgiu algo tão marcante quanto foi, por exemplo, o rapper Criolo no ano passado.  Mas, em compensação, conhecemos a cara, cores e sons do Pará com representantes cheios de suingue como a incensada Gabi Amarantos(foto) e o interessante Felipe Cordeiro. Tivemos ainda a ratificação de algumas boas promessas, como os paulistas do Letuce , e a inventividade assombrosa do baiano Lucas Santanna. Tulipa Ruiz segue firme com seu inabalável talento num segundo trabalho cheio de graça e delícias. São artistas, enfim, que reforçam esse nosso dom de fazer música instigante, com identidade própria e longe da bestialidade presente nos breganejos e axezismos que chacoalham a massa. Com vocês, aqueles brasileiros que, em minha vã filosofia, fizeram um 2012 melhor antes da chegada do fim do mundo, marcado para amanhã,  21 de dezembro. Sendo assim, que em 2013 esse mesmo mundo se afunde em boa música para os sobreviventes.


Treme, Gabi Amarantos - Tem gente que torce o nariz, que não se imagina ouvindo a rechonchuda e deliciosa cantora paraense. Destarte os preconceitos bobos, Gabi Amarantos soube se cercar de bons produtores e eleger um bom repertório para fazer de Treme um dos bons lançamentos do ano. Pulsante e colorido, o CD escancarou as porteiras para que muitos brasileiros conhecessem e se encantassem com os temperos do Pará.

Vá de Gabi:http://www.4shared.com/rar/kYm-mFrE/Gaby_Amarantos_-_Treme__2012_.html


Kitschpopcult, Felipe Cordeiro - Outro representante do Pará que mostrou um repertório competente. Mais roqueiro, Cordeiro mergulha na guitarrada e no carimbó dando a esses ritmos uma vestimenta contemporânea que torna sua música eletrizante. O filho do maestro e produtor  Manoel Cordeiro demonstra em sua estréia fonográfica que tem bala na agulha e brilho próprio para fazer história. Esse rapaz pode ir longe.

Cordeiro ao ponto: http://felipecordeiro.net/


Manja Perene, Letuce - Para degustar com paciência e vagar, o segundo álbum do Letuce confirma as boas idéias presentes no trabalho de estréia, o bom Plano de Fuga para Cima dos Outros e de Mim (2009). Sensualidade e letras impactantes, lúdicas envolvem o ouvinte disposto a se entregar a melodias e poesias repletas de achados, numa obra homogênea, libertária, que cresce a cada audição.

Baixe gratuitamente aqui: http://www.letuce.com.br/


Sintoniza Lá, B Negão e os Seletores de Frequência - Irreverente, panfletário, suingado, B Negão fez , depois de nove anos, o álbum que os fãs esperavam. Entre o cheiro de ganja, as críticas a sociedade consumista, o carioca, ex-parceiro de Marcelo D2, destila uma sonoridade contagiante, black até o caroço. Um sucessor mais do que digno do grande e já clássico Enxugando Gelo. Salve B Negão.

Baixe até o caroço: https://rapidshare.com/#!download|475p8|3916724591|BNSF-Sintoniza-La-2012.zip|88043|0|0


Tudo Tanto, Tulipa Ruiz - Tulipa é cantora com todas as letras, com "C" maiúsculo. No seu segundo álbum reafirma o refino do canto, a destreza com as notas musicais e, sobretudo, sua marcante personalidade. Senhora de si, a artista de timbre particular e delicioso ampara-se em canções excelentes para transformar Tudo Tanto em um disco plural e precioso. "Cada Voz" e "Víbora"  são exemplos dessa arte maior.

Tudo Tanto aqui: http://abaixafunda.blogspot.com.br/2012/07/tulipa-ruiz-tudo-tanto-2012.html


Quilombo do Futuro, Maga Bo - O DJ norte-americano é legítimo representante daquele turma refém da riqueza sonora produzida no Brasil. Encantado com nossa pluralidade de ritmos, o cara reuniu músicos de peso para fazer suas envenenadas versões de côco, funk carioca, candomblé e outras batidas dançantes. Batucada misturada equilibradamente a beats eletrônicos que redundam num álbum tão misturado quanto intenso.


Visite o Quilombo: http://www.mirrorcreator.com/files/1IURDYHK/


Moon 1111, Otto - Lançado já no finzinho do ano, o disco de Otto não tem a majestade de Certa Manhã acordei de Sonhos Intranquilos (2009),  o trabalho anterior que trouxe o pernambucano mais nu do que nunca, mas ainda sim é obra de mestre. Provocativo e sacana, como na música "DP", reverenciador, com justiça, como em "A Noite mais linda do Mundo", de Odair José, inquieto, como em "Exu Parade", o bom e velho Otto mostra com sobras as suas armas.


Ouça Otto: https://anonfiles.com/file/efde51881f49055fb4ea230fa9793073


O Deus que Devasta mas também Cura, Lucas Santanna - Existe nesse artista baiano uma incontestável necessidade de fazer uma música que acenda nossos neurônios. Nada em O Deus que Devasta mas Também Cura é gratuito. Mas, o que Santanna mostra de racional em suas composições, reforçado pela ótima produção e arranjos, nem de longe arrefece o calor e inventividade desse grande disco que só abrilhanta o currículo de um ótimo compositor.


Mergulhe sem medo: http://www.mediafire.com/download_repair.php?dkey=uo5tb16a9pp&qkey=0446j2m9031hjpb


Claridão, Silva - A expectativa era grande em torno do primeiro CD oficial de Lúcio da Silva Souza, o Silva, depois de um elogiadíssimo EP de cinco faixas lançado ano passado. Com Claridão, o capixaba, não avançou muito além daquilo que deixou a crítica irrequieta, seu som que mistura eletrônica e MPB, com algumas doses de experimentalismo. Nem precisava. O álbum tem autenticidade suficiente para colocar o artista nos trilhos do futuro.


Experimente o Silva: https://hotfile.com/dl/176180747/2b1c93d/Silva_-_Clarido_2012.zip.html


Arrocha, Curumim - Batidas percussivas, grooves e tectronices são a cama perfeita para um dos discos mais potentes do ano. Moderno e antenado, o baterista Curumim convocou parceiros de peso como Gui Amabis, Marcelo Jeneci, Céu, Otto, MC Russo Passapusso e a banda Guizado para organizar um piseiro de primeira. O álbum flui musicalmente como uma bela amizade, forte e enraizado. Uma aula de brasilidade.

Arroche: http://www.mediafire.com/?tgd28ff59sbnbo8

Um comentário:

Welington@hotmail.com disse...

Tulipa Ruiz é uma artista que veio para ficar... Gostei muito do texto sobre o trabalho dela e recomendo o CD.