sexta-feira, 10 de julho de 2009

Asteróides da Dinamarca

Eles já foram trilha sonora de um comercial da Apple na Europa e emplacaram também uma música na série Gossip Girls. Hoje, o álbum de estréia desses dinamarqueses de Copenhagen, Fruit(2009), pode ser encontrado facilmente no drive dos aparelhos de muitos descolados mundo afora. O duo tem nome extenso e estranho, The Asteroids Galaxy Tour, e faz um som esperto, um dance funkeado com tintutas psicodélicas e levada cool, gostoso de se ouvir.

Fruit lembra a estréia de uma banda que virou moda no ano passado, a dançante Santogold, só que em um ritmo um pouco mais desacelerado. A voz marcante da loirinha Mette Lindberg ajuda imperiosamente na comparação. O vocal da charmosa parceira de Lars Iverson, que comanda o baixo e os teclados, é a alma do grupo. Às vezes rascante, como na ótima “Lady Jesus”, que abre pote o CD, às vezes aveludada, como na sensual e provocante “Satelite”, a blondie conquista fácil fácil o ouvinte.

A boa voz de Mette (olha a moça na foto ao lado) equilibra, na verdade, um disco de repertório que peca pela falta de variações na sonoridade. Se você tem, por um lado, os metais e teclado arriscando vôos funks e souls na tentativa de se criar um clima envolvente, como na graciosa “Hero”, ou esquentando a festa como nas bacanas “Around the Bend”, aquela da Apple, e na sensacional “Bad Fever”, por outro, o trabalho acaba ficando comprometido pela sonoridade um tanto repetitiva.

Essa sensação de mesmice atacou-me de forma incômoda lá pelo meio do CD, mas nada que me impulsionasse também a acionar o stop. Culpa talvez da falta de diversidade nos arranjos, sempre reféns dos citados metais e teclados e à sombra de um revivalismo que, usado de forma abusiva, acaba mesmo desgastando um projeto musical. De qualquer forma, considero The Asteroids Galaxy Tour uma das boas surpresas do ano, um bom ensaio para uma arrancada em direção à conquista de um público maior de terráqueos desse pobre planeta de nossa imensa galáxia.

Cotação : 3

Conecte-se à tour dos asteróides:

http://www.mediafire.com/?ymmwzzmmwzm ou

http://rapidshare.com/files/192486188/The_Asteroids_Galaxy_Tour-Fruit-_Advance_-2009-DV8.rar ou

http://www.easy-share.com/1904371970/The%20Asteroids%20Galaxy%20Tour.rar