quarta-feira, 3 de junho de 2009

Excesso de maquiagem

Quem viveu com vontade os anos 90 e mergulhou no rock visceral de bandas como Nirvana, Smashing Pumpkins e Sonic Youth, só para citar algumas das mais inquietas daquela década, sabe que havia uma entrega apaixonada naquilo que os músicos faziam. Quando o Silversun Pickups lançou Carnavas em 2006, muita gente viu respingos da honestidade e da energia daquelas ótimas bandas na bem intencionada turma californiana.

Meio shoegazer, na levada instrumental, e meio dream pop, na construção inteligente das texturas melódicas, o grupo norte-americano fez um promissor disco, atiçando a crítica e o público indie. O vocalista e guitarrista Brian Aubert, o baterista Chistopher Guanlao, a baixista Nikki Monninger e o tecladista Joe Lester acabaram criando uma grande expectativa para o definidor segundo trabalho. Swoon(2009), o dito cujo, apareceu mas... o ouro antevisto com a estréia se mostrou de tolo.

Talvez o grande pecado de Swoon seja o excesso de produção. Provavelmente, os elogios advindos com o primeiro trabalho devem ter mexido com a cabeça dos californianos. O que é muito normal. Quem, tomado pela bajulação e pelos louros de um bom trabalho não arriscaria um segundo passo estrategicamente cerebral para ratificar as expectativas? E é assim que soa o disco: racional em demasia na compreensível busca da banda em abocanhar uma maior parcela de fãs.

Aí então, aquilo que parece bacana e refrescante soa superficial. Você tenta até gostar de músicas como “There's No Secrets This Year”, que carrega a influência tão assumida pelo grupo do Smashing Pumpkins, mas não enxerga nela uma alma própria. É como se fosse um decalque incolor. Um revivalismo que se esconde atrás de uma produção impecável. Mas, todos sabemos, não é apenas o apuro técnico, amparado pelos botões mágicos de um estúdio de gravação, que faz um bom disco.

E olhe que há uns respiros criativos no álbum, a exemplo da intensa “Growing Old is Getting Old”, com um quê de U2 no uso das guitarras, e na esperta “Panic Switch”, a dançante música de trabalho de Swoon. A pesada carga de maquiagem termina por atrapalhar o produto final, como uma puta naturalmente bela que resolve exagerar no visual para chamar a atenção. Ainda acho que os Silversun Pickups podem fazer melhor. E, tenho certeza, ainda vão fazer mais lá pra frente.

Cotação: 3

Arrisque:

http://rapidshare.com/files/220980235/A2PS.rar

ou:

Megaupload - http://www.megaupload.com/?d=OSZX13JZ

Se quiser tentar o primeiro, Carnavas, vá de:

http://rs332.rapidshare.com/files/85937838/Silversun_Pickups_-_Carnavas__2006_.rar

2 comentários:

O Maestro disse...

Boa Noite, é a 1ª vez que visito o seu blog ... e logo de Portugal.
Gosto do que vi e li ... tentei fazer o download do Silversun Pickups, mas ele pede uma senha. Podes dizer-me qual é por favor.

Obrigado.

Carlos

DR.TÍMPANO - BSB/DF disse...

Oi, Maestro.

Obrigado pela visita ao meu blog. Ainda mais por você tem atravessado um oceano...

O link do megaupload está com problemas. Mas, chequei o do Rapdshare: http://rapidshare.com/files/220980235/A2PS.rar

e me pareceu legal...

Se não conseguiu, tente:

http://rapidshare.com/files/220951673/Silversun_Pickups_Swoon_2009_Indie.rar

Um abraço