quinta-feira, 28 de maio de 2009

Uma lição de concisão

A sangrenta segunda guerra mundial guarda histórias espantosas que a arte de tempos em tempos desvela para o público. É o caso de Os Falsários, impactante longa-metragem alemão que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro e que só agora chega às telas de Brasília. Dirigido pelo austríaco Stefan Ruzowitzky, a fita é um exercício cinematográfico enxuto, uma lição de como contar um impressionante drama com concisão, explorando inteligentemente os melhores elementos desse gênero.

Os Falsários é baseado em uma história real. Na segunda guerra, o judeu Salomon 'Sally' Sorowitsch, o falsário mestre da trama, interpretado pelo cerebral e excelente Karl Markovics, é obrigado a falsificar dinheiro para financiar as ações bélicas da Alemanha. Ao lado de outros judeus submetem-se a essa provação moral e à humilhação no campo de concentração de Sachsenhausen para não acabarem em uma câmara de gás.

Ruzowitzky, na foto dirigindo os atores, conta essa história mantendo o fio de tensão, sem nunca resvalar para a pieguice. A solidariedade entre os presos e o conflito ético imposto pelo roteiro, levado com sensibilidade e apuro, garantem emoção na medida e a atenção integral do espectador. O filme passa-se quase todo no campo de concentração, o que dá à obra um certo acento teatral, minimizado contudo pelo uso de uma câmara nervosa, que busca a constante inquietação dos personagens pressionados pelo medo.

Destaque ainda para o emprego preciso e surpreendente da trilha sonora, toda ela composta de tangos instrumentais, que constrastam com a cruel situação mostrada na fita, mas funciona à perfeição. O vencedor do Oscar não tem vocação nem provavelmente qualquer pretensão de virar um clássico do cinema, mas, seduz pela mão correta na direção, pela interpretação dos atores e, principalmente, pelo exepcional roteiro, que tem a assinatura do próprio Ruzowitzky. Vale o preço do ingresso.

2 comentários:

Muffelina disse...

Descobri o blog agora e gostei muito!
Vou acompanhar...

Se for de interesse, também escrevi a respeito desse filme:
http://muffelando.blogspot.com/2009/05/voce-sabe-porque-os-judeus-sao-sempre.html

DR.TÍMPANO - BSB/DF disse...

Oi, Muffelina,

Legal que você tenha gostado do blog. Vou dar uma olhada no seu texto a respeito do filme. Valeu pela dica. É sempre bom que nós blogueiros nos visitemos.

Abraços,

Dr. Tímpano