quarta-feira, 21 de maio de 2008

Volta triunfal

A britânica e pouco conhecida no Brasil James sempre foi uma das minhas bandas preferidas. Isso desde meados dos anos 90 quando ouvi o fabuloso Laid(1993). E os caras de Manchester, que chegaram a abrir shows do The Smiths, tinham tudo para cair no gosto popular, caso a carreira não fosse marcada pela instabilidade dos álbuns lançados.

Quando ainda tentavam subir à tona e ganhar oxigênio no final da década passada, eles sucumbiram ao tentar tirar uma casquinha da onda eletrônica, patinando numa entressafra criativa, lançando o pífio Milionaires(1999) e o subestimado Pleased to Meet You(2001). A banda tirou umas longas férias, para voltar sete anos depois com o rejuvenescedor Hey Ma(2008).

Hey Ma, que causou polêmica por trazer na capa uma criança pronta para brincar com uma arma, é um retorno de James aos bons tempos de Laid. Eles trouxeram de volta melodias criativas, arranjos fortes e a variação sonora que pontuaram seus melhores momentos. “Bubbles”, por exemplo, com seu crescendo apoteótico pode figurar entre as melhores já feitas pelo grupo. “Hey Ma”, um pesado libelo contra a guerra chama atenção pelo refrão e seu coro majestoso. “Ei mãezinha, os garotos estão voltando pra casa em sacos e aos pedaços”, bombardeiam.

“Oh My Heart” é outra que revela uma banda inspiração, com uma grande melodia e a guitarra mais comportada fazendo o contraponto da bateria nervosa. Destaque também para “Of Monsters & Heroes & Men”, introduzida por cordas esquizofrênicas que ganha uma costura suntuosa de piano e trompete. Enfim, com Hey Ma, James volta para deixar claro que tem ainda muita lenha pra queimar. Sorte nossa.

Experimente sem medo:

http://rapidshare.com/files/109830923/J-HeyMa.cape.rar

ou

http://rapidshare.com/files/112215139/James_-_Hey_Ma___2008_.rar

Cotação: 4

Nenhum comentário: