quinta-feira, 15 de maio de 2008

Tensão e beleza

Paraplégico desde os 18 anos, quando foi vítima de acidente de carro, o norte-americano Vic Chesnutt é um criador ímpar. Nele encaixa muito bem, como em poucos compositores e cantores, a expressão trovador. Parece que a dor do tragédia foi toda canalizada para uma criação musical repleta de beleza e, algumas vezes, angústia.

Lançado em 2007, North Star Deserter, seu décimo primeiro trabalho, mantem a coerência da obra de Chesnutt, assumidamente folk. Dessa vez, a melancolia e a poesia ganham reforço de um acompanhamento instrumental, com direito a cordas e sintetizadores que ampliam a atmosfera de rara tensão e beleza, marca definitiva do repertório do artista. Auxílio que diferencia esse disco de outros, nos quais se via o domínio da guitarra acústica do músico, como nos belos Little(1990) e West of Rome(1991)

Triste até a medula, North Star Deserter é para quem tem coração forte. Difícil não ficar tocado com a pungência de músicas como "Splendid", "Fodder on his Wings" e nas ótimas "Glossolalia", com arranjos de corda, e "Everything I Say" e suas guitarras distorcidas que só valorizam a climática e estupefaciente melodia. Se linke:

http://sharebee.com/5a102af1

Cotação: 4

Nenhum comentário: