quinta-feira, 22 de maio de 2008

Energético global

Nos primeiros anos deste século quatro das bandas que eu mais escutava eram Asian Dub Foundation, Orishas, Rage Against the Machine e Nação Zumbi. As três primeiras vieram para animar nosso indigente mercado, refém das gravadoras que, na maioria das vezes, apostavam em agrupamentos medíocres e mais comerciais. Não era o caso, obviamente daqueles grupos que tinham em comum o mix de estilos, com um pé fincado na tradição e o outro na revolução. Globalização musical de responsa que não saía do meu aparelho.

Um deles, o ADF, acaba de lançar Punkara(2008). Nada de muito diferente do que o combo já fez até agora, mas ainda assim um álbum acima da média e com o vigor típico daquela galera. Estão lá as letras politizadas, os instrumentos indianos que caracterizam bem o som, como cítaras e flautas, a influência do punk, do ragga e da eletrônica. Tudo muito bem dosado, mas sem a inspiração dos dois, para mim, melhores trabalhos da banda: Rafi’s Revenge(1998) e Community Music(2000).

Apesar disso há o brilho sonoro do bom e velho ADF em composições como “Superpower”, com a clássica forma de cantar indiano, que lembra um lamento, abrindo a música, na mais pesada “Target Practice”, com sua guitarra raivosa, e, principalmente, na irresistível e dançante “Burning Fence”, com o ragga comendo solto, e no quase reggae “Ease up Caesar”, com sua levada mais pop e refrescante.

Ouça com atenção ainda “S.O.C.A”, um bacanudo instrumental que, num certo momento tem uma leve semelhança com a guitarrada paraense e o carimbó, num desses crossovers que este mundo, vasto mundo, deliciosamente permite. Sou suspeito pra falar de Asian Dub Foundation, mas como fã de carteirinha, aprovei o disco. Esse sound system é f...

Aí Krebão, vê o que você, fã confesso que nem eu daquela moçada, acha:

http://rapidshare.com/files/115412222/Asian_Dub_Foundation-Punkara-2008.rar

ou:

http://w15.easy-share.com/1700399165.html

Cotação: 3

Nenhum comentário: