segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

À espera do orgasmo

E aí vai minha singela lista dos dez mais de 2009. Na verdade, resolvi fazer duas seleções: uma voltada para o rock internacional e outra para a música brasileira. Começo com a gringaiada. E devo revelar logo de saída meu sentimento: não ouvi nenhum disco que me empolgasse inteiramente, que me arrepiasse a alma sedento por música de qualidade. Sabe aquele tesão que ilumina a gente e nos faz flutuar? Pois, é, não rolou o orgasmo redentor. Faltou, entre os álbuns que ouvi e/ou resenhei, a chama da invenção única, o diferencial que nos faz ficar perdidamente apaixonados por esse ou aquele grupo a ponto de ficar esperando com o coração descompassado o próximo movimento. Nada de Franz Ferdinand ou Arctic Monkeys, pelos quais antes tinha jurado amor eterno, e que perderam o fogo com os CDs que lançaram este ano. Nada de Animal Collective e seu Merriweather Post Pavilion, presente em quase todas as listas das revistas especializadas em música, que, na verdade, só me brochou com seu cerebralismo. Nada de U2 ou Bob Dylan ou outros velhos menestréis e medalhões. Minha lista não bate muito com as que reproduzi no blog nos últimos dias, até porque não ouvi muitos dos trabalhos que foram listados pelas Uncut, NME e Rolling Stone da vida. Posso adiantar, contudo, que minhas escolhas foram sinceras e privilegiaram bandas e artistas que já tem algum tempo de estrada e se renovaram saborosamente em 2009. Caso do The Fiery Furnaces(a dupla da foto) e sua assunção do pop com I’m Going Away, de Kasabian, que fizeram seu disco mais bem acabado, The West Rider Pauper Lunatic Asylum, e da fantástica Neko Case, com seu folk rock engenhoso impresso docemente em Middle Cyclone , os campeões da lista. Entre as novidades, elegi The xx, uma das raras intersecções entre minha lista e as das publicações estrangeiras de música, os globalizados do Fanfarlo e os australianos do The Temper Trap, competentes criadores de belas melodias. Eis, sem mais delongas, minha lista pronta para ser devorada pelos leões. Bom apetite. Amanhã entrego a lista dos melhores sons brasileiros de 2009. Até lá.

1.- The Fiery FurnacesI’m Going Away – Guinada pop de uma banda inventiva que resolveu abraçar o rock and roll naquilo que ele tem de mais sedutor: a energia. Um disco impecável que não sai da minha vitrolinha.
2.- Kasabian The West Rider Pauper Lunatic Asylum – É o disco que coloca os britânicos do Kasabian na linha de frente do rock da terra da vovó Elizabeth. Um passo certeiro e milimetricamente medido.
3.- Neko Case - Middle Cyclone – Neste belo álbum, a norte-americana empreende um sucessor a altura do lindo Fox Confessor Brings the Flood(2006).
4.- DovesKingdom of Rust – A banda demorou quatro anos, depois de Some Cities (2005), para gravar este álbum. Valeu a espera. Os irmãos Williams sacudiram a poeira e azeitaram seu pop rock melódico.
5.- Bob Mould Life and Time - O último do novaiorquino Mould é cheio de bons achados em sua simplicidade. Arranjos eficientes e canções inspiradas fazem do disco um feliz exemplar de coesão sonora
6.- Fanfarlo Reservoir - O debut orgânico desta banda que se utiliza de instrumentos incomuns para construir uma sinfonia delicada e sinuosa. Uma estréia primorosa.
7.- The CribsIgnore the Ignorant – A banda cresceu em peso, inspiração e ótimos riffs de guitarra. A presença de Johnny Marr, ex-Smiths, é matadora.
8.- The xx The xx - Com sua estréia, The xx foram espertos o suficiente para criar um disco que conversa com um público mais sensível. Melodias elaboradas ganharam crítica e público no mundo todo.
9.- The Mars Volta Octahedron - Mais pop e acessível, os malucos da banda fizeram um trabalho lúdico onde até a melodia tornou-se palpável. Bom demais.
10.- The Temper Trap Conditions – Sem medo de ser feliz, os australianos do The Temper Trap fizeram um álbuns repleto de boas melodias, arrematadas pela voz marcante de Dougy Mandagi.

Veja o clip da música “Charmaine Champagne” do The Fiery Furnaces:

Nenhum comentário: