domingo, 17 de maio de 2009

Rock demolidor

Esse tal de rock and roll tem umas crias que enchem a gente de alegria. Desde que saiu do Pulp, banda que se tornou um dos ícones do britpop ao lado de Oasis e Blur, Jarvis Cocker vinha engrenando um pacto efetivo com a história. E fazer história nesse terreno musical com tantos pretendentes a ídolos e gênios, não é lá, convenhamos, muito fácil. E Jarvis se destaca no meio desse grosso caldo roqueiro com um dos discos mais instigantes e demolidores que ouvi este ano.

Further Complications(2009) vai um pouco na contramão do bom Jarvis(2006), o primeiro solo do artista britânico. É mais sujo e pesado, uma provável contribuição do produtor Steve Albini, de alma punk, que já colocou o dedo em álbuns do Nirvana e Pixies, só para citar dois gigantes. É mais coeso do que seu antecessor também, o que mostra uma bem vinda linha ascendente desse músico inquieto, que se distancia consistentemente da banda que o projetou.

O que mais agrada em Further Complications são os riffs e refrões pegadores, distribuídos generosamente por todo o CD, que tem no rock básico e direto a sua maior virtude. É isso mesmo, viúvos e viúvas do Pulp. É possível ver ecos a la Kinks em músicas como “Ângela” e de surf music, presentes na instrumental "Pilchard", onde a voz de Jarvis é apenas onomatopaica, e na balouçante “Homewecker”.

O vigor do rock, no que ele tem de mais direto, está ainda na música que deu nome ao CD, com baixo, guitarra e baterias matadores ancorando a voz mais encorpada(mais do que o normal, diga-se de passagem), do artista. E em “Caucasian Blues”, que de blues não tem nada. Rockões desbragados e com riffs arrepiantes, desses que ficam rodando ébrios em nossa cabeça por um tempo.

Mas, se você quiser um Jarvis mais calminho, escute com prazer as lindas “Leftlovers”, com uma levada que mistura a sonoridade gutural de Leonard Cohen e Lou Reed, e, principalmente, "I Never Said I Was Deep", cool e arrebatadora. Taí um discaço. Bom pra viagem, pra despertar da pasmaceira e até pra dançar coladinho. Dez de luxo.

Cotação: 5

Linke-se quem puder:

http://sharebee.com/9540f5d3

ou:

http://www.megaupload.com/?d=GV2Q6E6S

Nenhum comentário: