sábado, 24 de maio de 2008

Lirismo acachapante

O Canadá é um país com tradição de bons cantores e compositores. Dos mestres Joni Mitchell e Leonard Cohen, até as revelações de gerações mais novas, como Rufus Wainwright(filho de pais canadenses), de quando em vez o mundo é surpreendido com um talento incandescente daquele canto do planeta. É dessa linhagem que despontou Gregory Hoskins, um intérprete e criador que me impressionou profundamente. Para o bem, é claro.

Pouco conhecido até nas rodinhas dos mais antenados, Hoskins acaba de lançar Alone In the Mayor’s House…Almost (2008), disco que pesquei em um blog bem legal intitulado “Lúcio Papeiro – Sensata”(www.luisxarope.blogspot.com), que passou a figurar entre os meus favoritos. Passional e confessional, o álbum – terceiro do cara lançado pelo selo Candyrat - me ganhou pelo acachapante lirismo das composições e a bela e afinada voz do cantor, de raro registro, que não deixa a dever ao já citado aqui Rufus.

O disco foi gravado numa casa secular em Ontário, a mansão do prefeito do título, em apenas três dias. E o clima da bucólica casa parece ter contagiado Hoskins. Intencionalmente acústico, o trabalho já me pegou de cara com a linda “Never a Stranger Kiss”, de cadência sensual reforçado pelo correto violão do cantor, e conquistou de vez com a intensa “Bittersweet” e a deliciosa “Beautiful Parade”, que remonta aos bons momentos da conterrânea Mitchell. Um álbum “cool” e sensível que o site do Lúcio traduziu mais brasileiramente como “bacanérrimo”. Concordo, amigo. Valeu pela indicação.

Encante-se:

http://rapidshare.com/files/112730800/GregoryHoskins-AloneInThe_Mayor_sHouse...Almost-2008.zip

Cotação: 5

Nenhum comentário: